terça-feira, 14 de maio de 2013

Fogo Estranho - Por R.C Sproul





Há um incidente no registro bíblico que causa consternação para muitos do povo de Deus.
É a história de como dois dos filhos de Arão, Nadabe e Abiú, foram mortos de repente por Deus.
Agora, Nadabe e Abiú, filhos de Arão, tomaram cada um o seu incensário e puseram fogo nela e incenso descontraído sobre ele e ofereceram fogo não autorizado antes do SENHOR , que ele não lhes ordenara. E o fogo saiu de diante do SENHOR e os consumiu, e morreram perante o SENHOR .Então Moisés disse a Arão: "Isto é o que o Senhor disse: '. Entre aqueles que estão perto de mim eu vou ser santificado, e diante de todas as pessoas que eu seja glorificado "E Arão calou-se. (Lev. 10:1-3 )
Arão, é claro, era o irmão mais velho de Moisés e primeiro sumo sacerdote de Israel. Deus consagrou Arão e seus filhos à vocação sagrada do sacerdócio. Foi no contexto de seu serviço sacerdotal que dois dos quatro filhos de Arão, Nadabe e Abiú,   ofereceram o que o livro de Levítico chama de "fogo não autorizado".
O que é "fogo não autorizado", ou, como ele é processado em outras traduções, "fogo profano" ou "fogo estranho"? Usamos a palavra profano para se referir ao que é menos do que santo, mas a palavra profano vem do latim profanus , o que significa, literalmente, "fora do templo." Então, em um sentido literal, Moisés como o autor de Levítico, é dizendo que o fogo que Nadabe e Abiú apresentado ao altar não tinha sido purificada ou consagrada. Para isso, Deus tomou suas vidas.
Na superfície, parece que esta era uma punição cruel e incomum. Estes jovens sacerdotes violaram claramente  uma prescrição de que Deus havia estabelecido para a oferta de incenso no lugar santo, mas ele pode ter sido não mais do que uma brincadeira ou uma inovação travessa. Era realmente necessário para Deus para repreender sua ação de forma tão decisiva?
Para entender este incidente mais plenamente, temos que voltar para o livro de Êxodo. Pouco antes Deus deu Seu Dez Mandamentos, Ele disse a Moisés que Ele em breve viria a ele em uma nuvem espessa, para que as pessoas possam ouvi-lo falar e acreditar (19:09). Para se preparar para essa visão estupenda, Deus ordenou o povo a consagrar-se (v. 10). Ele também definiu fronteiras rígidas nos arredores de Monte Sinai, dizendo que quem tocar no monte iria morrer (v. 12). Quando Deus veio ", houve trovões e relâmpagos, e uma espessa nuvem sobre o monte e um alto toque de trombeta, de maneira que estremeceu todo o povo que estava no arraial" (v. 16). Deus chamou Moisés para subir o monte, mas antes de revelar a Sua lei, Deus enviou Moisés descer o monte para repetir e ampliar o aviso. Ele disse:
21 E disse o SENHOR a Moisés: Desce, adverte ao povo que não traspasse o termo para ver o SENHOR, para que muitos deles não pereçam. (V-21)
Então, na própria formação da nação de Israel, Deus estabeleceu as leis fundamentais da consagração dos sacerdotes. Ele advertiu que, se eles não fossem consagrados ou se eles violarem a sua consagração, ele iria "Se lançar" contra eles. Nadabe e Abiú violarão a lei sagrada do sacerdócio.Quando eles fizeram isso, Deus os matou, lembrando Israel da santidade de Sua presença. É por isso que Moisés lembrou Arão, "Isto é o que o Senhor disse: '. Entre aqueles que estão perto de mim eu vou ser santificado, e diante de todas as pessoas que eu seja glorificado "Quando ele ouviu isso, Arão" calou . "Mesmo em meio a sua dor, ele sabia que seus filhos tinham cometido uma grave ofensa contra Deus santo de Israel.
Um aspecto da igreja moderna que a maioria entristece e me preocupa é que os crentes não são mais encorajados a ter um medo saudável de Deus. Parece que estamos a assumir que o temor do Senhor é algo que pertenceu ao período do Antigo Testamento, e não é para ser uma parte da vida do cristão. Mas o medo de Deus não envolve simplesmente um tremendo medo da Sua ira, mas um sentimento de reverência e temor por causa de sua gloriosa santidade.
Mesmo que nós estamos vivendo no lado cumprido da cruz, o temor do Senhor ainda é o princípio da sabedoria ( Sl. 111:10 a ). Deus ainda é um fogo consumidor, um Deus zeloso ( Deut. 04:24 ).Quando chegamos à Sua presença, como as crianças, como aqueles que foram reconciliados, mas não há de ser um temor inspirado pelo respeito com Aquele com quem estamos lidando.


Dr. RC Sproul é co-pastor da Capela de Santo André, em Sanford, Flórida, presidente da Ligonier Ministries, e autor do livro e série de ensino  da santidade de Deus




Tradução: Daniel Filho - Focados No Evangelho

© Tabletalk revista 
 
Permissões: Você está autorizado e incentivado a reproduzir e distribuir este material em qualquer formato, desde que você não altere o texto de qualquer forma, você não cobrar uma taxa além do custo da reprodução, e você não faz mais do que 500 cópias físicas. Para web postagem, um link para este documento em nosso site é preferido (quando aplicável). Se não existe essa relação, basta ligar para www.ligonier.org / Tabletalk. Todas as exceções acima deve ser formalmente aprovado pelo Tabletalk.
Por favor, inclua a seguinte declaração em qualquer cópia distribuída: De Ligonier Ministries e RC Sproul. © revista Tabletalk. Website: www.ligonier.org / Tabletalk. Email: tabletalk@ligonier.org. Toll free: 1-800-435-4343.

0 comentários: